Aprendendo a ouvir
Nome: Patricia Albonei Bassan
Unidade: CMEI Moradias Belém
Área de formação: Linguagem Musical
Modalidade organizativa do tempo didático:
Sequência didática
Objetivos: -Explorar as qualidades
sonoras ao cantar, na manipulação de instrumentos e objetos do cotidiano, bem
como, participar de brincadeiras cantadas e cantigas de roda.
Justificativa: Despertar a
sensibilidade para se ouvir o que se escuta e as variações entre cantar em tom
alto e baixo, percebendo assim as diferenças dos sons. Manipular objetos e
instrumentos musicais para que percebam os diferentes sons que podem ser
produzidos por estes, produzindo assim suas próprias músicas e sons.
Tempo previsto: Duas vezes por semana,
20 minutos, durante um mês e meio.
Recursos: Tampas de panelas, garrafas
pet, copos de plásticos e bandinha.
Desenvolvimento: Serão cantadas músicas
como “ Seu Sapateiro” e “ Bolinha de Sabão”, para explorarem o volume da voz, o
cantar alto e baixo. Também serão disponibilizados objetos, como: tampas de
panelas, garrafas pet, copos plásticos para que produzam sons, após a
exploração destes objetos sugerir formas para que façam músicas observando os
sons altos e baixos. Disponibilizar a bandinha para que façam o mesmo processo
com os objetos disponibilizados anteriormente, mas percebendo os instrumento
que tem sonoridade mais alta e mais baixa. Para finalizar, propor a contação de
uma história, onde a educadora irá propor que cada instrumento seja um
personagem da história, adequando os sons, entre altos e baixos, finalizando
assim a sequência didática.
1ª etapa: Cantar a música Seu Sapateiro, percebendo o tom cantado;
2ª etapa: Disponibilizar os objetos
para a exploração sonora;
3ª etapa: Cantar a música A Bolinha de
Sabão em tom, baixo, médio e alto;
4ª etapa: Com objetos escolhidos pelas
crianças, propor fazer sons e músicas em variações de tons;
5ª etapa: Disponibilizar a bandinha
para exploração pedindo para que identifiquem os sons dos instrumentos, entre
os altos e baixos;
6ª etapa: Com instrumentos escolhidos
pelas crianças, propor, cantar a música Bolinha de Sabão utilizando os
instrumentos selecionados, nas sequência dos som da música;
7ª etapa: Selecionar instrumentos,
segundo a variedade de som e relacionar cada um com um personagem pré
escolhido;
8ª etapa: Brincar com o som dos
instrumentos/personagens para que as crianças se familiarizem com estes;
9ª etapa: Contar uma história onde cada
personagem/instrumento se encaixará.
Avaliação: Será feita pela observação
sistemática (pauta de observação), pelas falas das crianças, bem como, por
gravações em áudio e vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário