terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A Linguagem Musical no Maternal II

          Aprendendo a ouvir

Nome: Patricia Albonei Bassan

Unidade: CMEI Moradias Belém

Área de formação: Linguagem Musical

Modalidade organizativa do tempo didático: Sequência didática

Objetivos: -Explorar as qualidades sonoras ao cantar, na manipulação de instrumentos e objetos do cotidiano, bem como, participar de brincadeiras cantadas e cantigas de roda.

Justificativa: Despertar a sensibilidade para se ouvir o que se escuta e as variações entre cantar em tom alto e baixo, percebendo assim as diferenças dos sons. Manipular objetos e instrumentos musicais para que percebam os diferentes sons que podem ser produzidos por estes, produzindo assim suas próprias músicas e sons.

Tempo previsto: Duas vezes por semana, 20 minutos, durante um mês e meio.

Recursos: Tampas de panelas, garrafas pet, copos de plásticos e bandinha.

Desenvolvimento: Serão cantadas músicas como “ Seu Sapateiro” e “ Bolinha de Sabão”, para explorarem o volume da voz, o cantar alto e baixo. Também serão disponibilizados objetos, como: tampas de panelas, garrafas pet, copos plásticos para que produzam sons, após a exploração destes objetos sugerir formas para que façam músicas observando os sons altos e baixos. Disponibilizar a bandinha para que façam o mesmo processo com os objetos disponibilizados anteriormente, mas percebendo os instrumento que tem sonoridade mais alta e mais baixa. Para finalizar, propor a contação de uma história, onde a educadora irá propor que cada instrumento seja um personagem da história, adequando os sons, entre altos e baixos, finalizando assim a sequência didática.

1ª etapa: Cantar a música Seu Sapateiro, percebendo o tom cantado;


2ª etapa: Disponibilizar os objetos para a exploração sonora;

3ª etapa: Cantar a música A Bolinha de Sabão em tom, baixo, médio e alto;

4ª etapa: Com objetos escolhidos pelas crianças, propor fazer sons e músicas em variações de tons;

5ª etapa: Disponibilizar a bandinha para exploração pedindo para que identifiquem os sons dos instrumentos, entre os altos e baixos;

6ª etapa: Com instrumentos escolhidos pelas crianças, propor, cantar a música Bolinha de Sabão utilizando os instrumentos selecionados, nas sequência dos som da música;

7ª etapa: Selecionar instrumentos, segundo a variedade de som e relacionar cada um com um personagem pré escolhido;

8ª etapa: Brincar com o som dos instrumentos/personagens para que as crianças se familiarizem com estes;

9ª etapa: Contar uma história onde cada personagem/instrumento se encaixará.

Avaliação: Será feita pela observação sistemática (pauta de observação), pelas falas das crianças, bem como, por gravações em áudio e vídeo.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário