sexta-feira, 10 de abril de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO MUSICAL


Faixa etária dos alunos: 4anos
Tempo de aula: 40 min
Objetivos gerais:
-Ouvir e registrar sons longos e curtos
-Explorar o pulso musical
-Identificar o som e o silencio em criações e obras musicais e parlendas.
- Explorar os elementos: andamento, altura, intensidade, duração e timbre.
-Construir objetos e instrumentos sonoros
-Explorar instrumentos musicais
-Ouvir e perceber o timbre das vozes e instrumentos
-Explorar a música com movimentos corporais
-realizar improvisos com sons vocais e instrumentais.

Iniciar a aula com a canção de cumprimento FAÇO ASSIM. Cada criança irá criar um movimento e ao comando da canção e agora é você... Apontar para um colega, que deverá dar continuidade, criando um novo movimento.

FAÇO ASSIM

FAÇO ASSIM, FAÇO ASSIM
TODO MUNDO FAZ TAMBEM
FAÇO ASSIM, FAÇO ASSIM
E AGORA É VOCÊ...


     Parlenda: Paca tatu (clavas). Realizar esta atividade com as crianças organizadas em circulo. Entregar um par de clavas, e junto com o professor acompanhar o pulso, na última palavra da parlenda, erguer os instrumentos, deixando-os em silêncio. Levando-os a perceber o som e o silêncio.

PACA TATU

Paca tatu
Paca tatu
Cotia não.
  Para finalizar, após guardar os instrumentos, em dupla as crianças irão realizar os movimentos de relaxamento com a canção QUE PREGUIÇA (CD CORALITO/THELMA CHAN).
   


   Na próxima atividade, propor a apreciação da música SOM CURTO E LONGO (Kitty Driemyer) . Realizar através do som vocal, os sons da música, o som longo do zumbido de um mosquito, o som curto do latido de um cachorro.  Nesta música, a criança tem o momento de improvisar o seu som, assim, como perceber o momento do silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário