Faixa etária dos alunos: 4anos
Tempo de aula: 40 min
Objetivos gerais:
-Ouvir
e registrar sons longos e curtos
-Explorar
o pulso musical
-Identificar
o som e o silencio em criações e obras musicais e parlendas.
-
Explorar
os elementos: andamento, altura, intensidade, duração e timbre.
-Construir
objetos e instrumentos sonoros
-Explorar
instrumentos musicais
-Ouvir
e perceber o timbre das vozes e instrumentos
-Explorar
a música com movimentos corporais
-realizar
improvisos com sons vocais e instrumentais.
Iniciar
a aula com a canção de cumprimento FAÇO
ASSIM. Cada criança irá criar um movimento e ao comando da canção e
agora é você... Apontar para um colega, que deverá dar continuidade,
criando um novo movimento.
FAÇO ASSIM
FAÇO ASSIM, FAÇO ASSIM
TODO MUNDO FAZ TAMBEM
FAÇO ASSIM, FAÇO ASSIM
E AGORA É VOCÊ...
Parlenda:
Paca tatu (clavas). Realizar esta atividade com as crianças organizadas em
circulo. Entregar um par de clavas, e junto com o professor acompanhar o pulso,
na última palavra da parlenda, erguer os instrumentos, deixando-os em silêncio.
Levando-os a perceber o som e o silêncio.
PACA TATU
Paca tatu
Paca tatu
Cotia não.
Para finalizar, após guardar os instrumentos,
em dupla as crianças irão realizar os movimentos de relaxamento com a canção QUE PREGUIÇA (CD CORALITO/THELMA CHAN).
Na próxima atividade, propor a apreciação da
música SOM CURTO E LONGO (Kitty
Driemyer) . Realizar através do som vocal, os sons da música, o som longo
do zumbido de um mosquito, o som curto do latido de um cachorro. Nesta música, a criança tem o momento de
improvisar o seu som, assim, como perceber o momento do silêncio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário