domingo, 23 de fevereiro de 2014

MODELO DE NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC


            O TCC é uma elaboração do conhecimento a ser realizada pelos alunos em processo de conclusão de curso.
           
A realização do TCC abrange as seguintes fases:
1° Etapa: Projeto: antes de elaborar o seu TCC propriamente dito, você deve fazer um Projeto.
2° Etapa: Desenvolvimento do Artigo/TCC: Desenvolvimento ao longo da graduação

Seu trabalho deve conter os seguintes itens:

Título: que represente adequadamente o conteúdo do trabalho, em negrito, centralizado

Resumo: em um (1) único parágrafo que contenha objetivo, metodologia, os principais resultados e conclusões, com no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas, fonte 12, espaçamento simples;

Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco);


O corpo do TCC deverá conter:
1- Introdução;
2- Fundamentação Teórica;
3- Metodologia;
4- Apresentação e discussão dos dados;
5- Considerações Finais;
6- Referências (devem seguir as especificações adotadas pela ABNT e listadas, em ordem alfabética, ao final do artigo.)

1º ETAPA – ELABORAÇÃO DO PROJETO

- Entre 7 e 10 páginas;

1TEMA[A1] 
Caracteriza o centro da sua pesquisa, a temática que motiva a investigação;

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Afunilamento do tema de pesquisa (recorte geográfico, local e temporal);

3 OBJETIVO GERAL
O objetivo germinal que motiva a pesquisa;

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Objetivos adjacentes que te auxiliarão a atingir o objetivo geral;

5 JUSTIFICATIVA
No que seu trabalho pretende contribuir? Quais os motivos que impulsionam, seja socialmente, seja cientificamente, sua abordagem relacionada a este tema?

6 PROBLEMA DE PESQUISA
Ao realizar uma pesquisa, você precisa ter uma pergunta a ser desvendada, qual seria ela?

7 HIPÓTESE
Ao mesmo tempo, é preciso ter uma hipótese de pesquisa para comprovar, ou refutar;

8 METODOLOGIA
Qual o método de pesquisa a ser aplicado? (bibliográfica, documental, pesquisa de campo, etc) Auxiliado por alguma ferramenta metodológica? (aplicação de questionários, pesquisa-ação, etc)
9 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (BREVE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA)
Breve abordagem de temáticas semelhantes já realizadas, apresentação dos autores e de suas principais ideias, a serem utilizadas ao longo da pesquisa.

REFERÊNCIAS PRELIMINARES
Bibliografia levantada que se relacione ao tema proposto.





           
1- INTRODUÇÃO
            Os tópicos que constam no seu projeto, devem agora ser adaptados para o formato do TCC. Tudo o que você produziu anteriormente - delimitação do tema, objetivo geral, objetivos específicos, justificativa, problema e hipóteses deverão estar dentro do item 1 - Introdução, em forma de texto corrido.

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
            Também conhecida como referencial teórico ou ainda pressupostos teóricos, a fundamentação teórica é a apresentação das concepções sobre a natureza do objeto estudado ou das opiniões de autoridades na matéria. Portanto, exprime o ponto de vista conceitual a partir do qual será abordado o tema.
            No desenvolvimento do artigo, a fundamentação constará no levantamento bibliográfico que fundamente teoricamente o seu artigo, desta forma os principais autores deverão ser pesquisados e inseridos no trabalho. Esta parte do artigo poderá ser composta pelos textos disponibilizados pelos professores do curso, bem como livros, artigos científicos disponibilizados em revistas eletrônicas e demais fontes de pesquisa bibliográfica. Não se deve esquecer de citar as fontes consultadas.

3- METODOLOGIA
            Apresentação do método de pesquisa a ser realizado, devendo conter pesquisa de campo, de aplicação prática em organizações públicas. Seguir orientações do livro Metodologia da pesquisa - capítulo 3
            O aluno descreverá o método utilizado para o estudo realizado. Podendo ser pesquisa de campo com dados primários (questionário, enquete, formulário e entrevista) ou pesquisa de campo secundária (utilizando dados já coletados anteriormente como relatórios, resultados de estudos estatísticos, leis e decretos e demais documentos que possam aliar a teoria e a prática.
            Além disso, descreverá o universo utilizado na pesquisa (local da pesquisa, cidade, instituição, setor, departamento); a amostra utilizada para análise (quantidade de participantes da pesquisa, sejam pessoas entrevistadas, questionários aplicados, etc); as diferentes técnicas utilizadas para a coleta dos dados (questionários, entrevistas, formulários eletrônicos, etc); os procedimentos adotados (tabulação dos dados coletados) e a análise de dados (análise esta que gerará a conclusão do artigo).

4- APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS
4.1 Apresentação dos dados coletados
            Neste espaço o aluno deverá apresentar os dados coletados em pesquisa de campo. Trata-se da parte em que o texto é redigido com citações diretas e indiretas que confirmem a veracidade dos dados apresentados, para que possam gerar as primeiras informações.  Podem ser inseridos quadros, gráficos, tabelas, imagens, etc.

4.2 Discussão e Análise dos Dados
            Aqui são discutidos os dados coletados fazendo sua relação com os objetivos do trabalho e a fundamentação teórica apresentada no item 2.

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste espaço devem ser retomados os principais pontos do artigo que comprovem o alcance dos objetivos propostos. É muito importante que o leitor compreenda todo o trabalho ao ler a introdução e as considerações finais, portanto estas duas partes devem estar bem sincronizadas.
6- REFERÊNCIAS
            O pesquisador apresentará aqui a lista dos materiais utilizados para a elaboração do projeto. Os elementos essenciais das referências são as informações indispensáveis à identificação do material: autor(es), título da obra, edição, local, editora e data de publicação.Inserir aqui todas as referências utilizadas para a confecção do pré-projeto: livros, textos disponibilizados pelos professores, artigos de revista, artigos científicos da internet, dados das empresas estudadas, etc. Observar as normas da ABNT.


 [A1]Este é o formato para um artigo acadêmico. Não sei como se dará na UFPR, se será um artigo ou uma monografia propriamente dita. Mas, de qualquer modo, a estruturação poderá ser aproveitada e readequada, quando necessário.

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